CANCELAR






Qual é o seu perfil de concurseiro?

Veja o método de estudo que melhor se adéqua ao seu perfil

04/01/2017 - por Manoela Moreira*

perfil-concurseiroPor mais que se tente por aí definir as melhores fórmulas de estudo, organização e divisão do tempo para os concurseiros se darem bem nas provas, muita gente esquece que a individualidade e as características que nos tornam todos (humanos) diferentes e únicos exigem formas diversas de encarar a vida e os estudos.

O que lhe motiva? Em que circunstância ou ambiente você produz ou aprende melhor? O que serve de regra para um, pode não servir tão bem para outro. Por isso, ao invés de viver obrigando-se a sentar na cadeira por 10 horas seguidas (porque foi isso que você leu por aí que funciona), o melhor é entender primeiro o seu perfil.

Apenas admitindo suas próprias características como estudante será possível identificar a dinâmica que lhe deixa mais confortável e satisfeito com os resultados. O importante mesmo é usar os predicados pessoais como trunfo e um diferencial a seu favor nesta disputa.

Levantamos, portanto, perfis comuns de concurseiros para que você, leitor, consiga avaliar qual deles se aproxima mais do seu estilo. Para cada um, identificamos as manias que podem interferir positiva ou negativamente nos estudos e selecionamos diferentes formas de encarar a rotina e adaptar o cronograma.

 

concurseiro-perfil-cersCONCURSEIRO SEM TEMPO           
Trabalho, casa, filhos e estudo. Este concurseiro tem um tempo reduzido para se dedicar à leitura e às aulas, pois precisa dividir a atenção entre diversas atividades igualmente importantes no dia.

Pontos positivos: Quem vive em dupla jornada entende a importância do esforço e dedicação para alcançar grandes objetivos. Por isso, este perfil é motivado e tem foco e objetividade para aproveitar o pouco tempo disponível, da melhor forma. 

Pontos negativos: Muitos fatores contam contra este concurseiro. Tempo apertado, cansaço ou mesmo poucos recursos financeiros para investir nos estudos.

Sugestão de cronograma: Um concurseiro sem tempo pode programar pequenas ilhas de estudo em seu cronograma, aproveitando assim brechas e intervalos durante o trabalho e demais atividades para revisões rápidas. Além disso, se houver a possibilidade, uma opção é envolver a família e amigos próximos na sua dinâmica, pedindo ajuda na busca de materiais e informações sobre a prova, ou até mesmo na organização do ambiente de estudo.

 

CONCURSEIRO PERDIDO     

Para este perfil de concurseiro, o importante é competir, não importa o órgão, não importa o cargo.

Pontos positivos: Fazer provas para diferentes cargos, em diferentes instituições, com diferentes bancas, com o tempo, faz o estudante ganhar bastante experiência.

Pontos negativos: Este tipo de candidato não tem foco e não consegue se preparar adequadamente para nenhuma seleção em específico, perdendo diversas oportunidades.

Sugestão de cronograma: Se você não pretende abrir mão de fazer várias provas, ao menos dê preferência a uma área (administrativa, jurídica, fiscal...). Assim, poderá aproveitar uma maior quantidade de matérias.

 

Leia também:

Concursos 2017: cursos preparatórios com 30% de desconto

 

Concursos previstos para 2017

7 pecados capitais de quem estuda para concursos

 

 

cersCONCURSEIRO ANSIOSO     
Este perfil de estudante quer ser o primeiro a saber de tudo. Precisa desesperadamente de dados e informações sobre todos os certames que tem interesse e costuma ficar nervoso com boatos.

Pontos positivos: Este concurseiro raramente é pego de surpresa. Antes mesmo dos concorrentes ouvirem notícias da solicitação de abertura do concurso, ele já iniciou os estudos. As regras, etapas e prazos são muito claros para ele, pois faz questão de devorar o edital, e sabe muito bem onde está pisando.

Pontos negativos: Fica facilmente desmotivado ao saber da concorrência do certame. Se não controlar a ansiedade, pode passar mais tempo buscando fatos e dados sobre a prova do que estudando efetivamente.

Sugestão de cronograma: Como precisa estar seguro de suas decisões, o ideal para um perfil ansioso é intercalar o estudo de disciplinas com as quais se identifica com aquelas que possui maior dificuldade, assim, ao ficar nervoso com os percalços de uma, poderá compensar a ansiedade estudando assuntos mais leves em seguida.

 

concurseiro-cers-perfilCONCURSEIRO VETERANO  
Este é do tipo que estuda para concurso há muitos anos, porém, ainda não foi aprovado no certame que tanto almeja. Acredita que sabe tudo, que já leu tudo a respeito e que poderia até mesmo escrever um livro com conselhos para os demais.

Pontos positivos: Após tanto tempo, realmente este estudante tem vantagem em relação aos demais e já consegue identificar melhor, em sua rotina, o que dá certo e o que não vale a pena fazer.

Pontos negativos: Com tanta confiança, é possível deixar passar detalhes importantes ou não dar atenção às mudanças no edital.

Sugestão de cronograma: O concurseiro veterano deve estruturar o cronograma sem deixar nada de fora, principalmente as matérias que acredita já ter domínio. Para não tornar a rotina de estudo chata e enfadonha, ele pode aproveitar que já possui essa bagagem para distribuir e equilibrar melhor as atividades do dia, dividindo preparação, atividades físicas e outras necessidades igualmente.

 

CONCURSEIRO SISTEMÁTICO         
Post-its, clips, blocos de notas, canetas de todas as cores, livros ordenados por disciplina e ordem alfabética... A organização dos materiais e ambiente de estudo é essencial para um concurseiro sistemático.

Pontos positivos: Nos momentos de concentração para o estudo, este candidato costuma ter tudo à mão, sem perder tempo procurando nada.

Pontos negativos: Organização demais pode virar uma neurose que, em graus avançados, é diagnosticada como doença, podendo tomar mais tempo deste concurseiro do que o estudo propriamente dito.

Sugestão de cronograma: Utilize o seu método sistemático para organizar mais seus horários e menos seus materiais.

* Matéria original escrita pela jornalista Ana Laranjeira e publicada na Revista Edital - 18ª edição.

 

Concursos 2017

curso-concurso-2017

Comece o ano com muita garra e aproveite cada oportunidade do ano com os cursos preparatórios para certames das áreas jurídica, policial e tribunais, agora, com 30% de desconto.

Com aulas inéditas e conteúdos atualizados, você estará preparado para os concursos previstos para 2017, além de contar com vídeos motivacionais que vão ajudar você durante o período de estudos.

O desconto de 30% é válido apenas para 2200 cursos vendidos no 2º lote ou até às 23h59 do dia 5 de janeiro.

Quer ainda mais vantagens? Visite uma das unidades CERS Centro de Estudos e confira as condições especiais para compras no balcão. (Confira o regulamento)

ESCOLHA SEU CURSO AQUI