CANCELAR






Principais dúvidas sobre o Exame de Ordem

O que fazer após a realização da 1ª fase da OAB

03/04/2017 - por Manoela Moreira

oab-xxii-1-faseNo último domingo, 2 de abril, foi realizada a 1ª fase do XXII Exame de Ordem. E agora, o que fazer? 

Confira respostas às principais dúvidas dos examinandos e planeje o seu próximo passo rumo à aprovação.

- Quantos pontos são necessários para aprovação?

A 1ª fase do Exame de Ordem é composta por uma prova objetiva com 80 questões. O examinando precisa acertar, no mínimo, 40 questões para ser aprovado e seguir para a 2ª fase do Exame.

- Quando sairá a minha nota oficialmente? Como consulto?
O resultado preliminar da prova objetiva será divulgado em 17 de abril no site da FGV. E a divulgação do gabarito final, após a avaliação dos recursos para mudança de gabarito, será em 03 de maio.

- Como se dá anulação de questões? Posso perder pontos?
Em caso de anulação, o ponto referente à questão será contabilizado para todos os candidatos, sem prejuízo para quem acertou a questão. 

Nesta edição, não houve questão com erro material, ou seja, não haverá mudança de gabarito. Então, se você já garantiu os 40 pontos, comece a estudar de imediato!

- Há questões passíveis de recurso? Como posso submeter e qual o prazo?
Para os professores do Portal Exame de Ordem, há duas questões passíveis de recurso: Ética (questão subeseção da OAB) e Processo Civil (questão Nivaldo e Amanda). O prazo para interpor recurso é de 17 a 20 de abril pelo site da FGV.

O CERS não pode interpor recurso contra o gabarito da prova, apenas o próprio examinando, individualmente, deve fazer seu próprio recurso. Os modelos de recursos publicados pelos professores são apenas para orientar os candidatos. Cópias de modelos e fundamentações idênticas são punidas pela banca.

Assista a nossa Mesa-Redonda e confira todos os comentários dos professores: Mesa Redonda do XXII Exame de Ordem

- Fiz 39 pontos pelo gabarito, o que devo fazer?
Se você marcou alguma questão passível de recurso, você não pode perder tempo. Se você está inseguro, comece a sua preparação para 2ª fase de imediato com o Seguro CERS enquanto aguarda a análise do seu recurso e o resultado final. Assim, você não perde tempo de estudo caso seja aprovado na prova objetiva.

Após a divulgação do resultado final, se você não for aprovado, o valor investido no curso será revertido em bônus para outro curso a sua escolha, inclusive a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem.

- Quando acontece a 2ª Fase?
A 2ª fase da prova será realizada no dia 28 de maio de 2017. São apenas 25 dias da divulgação do resultado final até a prova de 2ª fase.

- Não obtive aprovação na 1ª Fase, o que devo fazer?
Não desanimar. O Exame de Ordem é uma prova que exige muito do candidato. Com a experiência obtida nesta fase, você deve analisar o seu desempenho, identificar os prontos fracos e preparar uma estratégia de estudo adequada. O XXIII Exame de Ordem já tem data marcada e você já pode começar a sua preparação de maneira estruturada e se beneficiar com o estudo antecipado. Um curso preparatório com orientações de professores é o mais indicado nesses casos.

- Como estudar para a 2ª fase?

A 2ª fase do Exame de Ordem é composta por uma peça prático-profissional e questões subjetivas. Além de ter domínio sobre o conteúdo da matéria escolhida, o examinando precisa praticar bastante.

Os cursos de 2ª fase do CERS oferecem videoaulas inéditas, acesso a quatro simulados com correção individualizada das peças, aulas atualizadas de súmulas e OJs, plataforma mentoring beta com cronograma de estudos, chat ao vivo, plantão de dúvidas com professores e muitos mais! 

- Como são feitas as correções das peças nos cursos de 2ª fase do CERS?oab-2-fase-aula-grátis
As correções das peças seguirão sempre o padrão da FGV e serão feitas pelos próprios professores nas gravações que serão disponibilizadas na área do aluno.

- Qual a data de início das aulas?
As aulas têm início imediato, já disponibilizadas na área do aluno no ato do lançamento do curso. As demais aulas, os alunos devem acompanhar pelo calendário de aulas disponibilizado na área do aluno, na aba "Comunicados".

- Qual a data de término das aulas?
Cada curso de 2ª fase do CERS disponibiliza seu calendário próprio de gravações, mas as vídeo-aulas ficam disponíveis em todos os casos até a data da prova de 2ª Fase, agendada para o dia 28/05. Em alguns casos, as últimas aulas podem ser de revisões ao vivo. Consulte o calendário do seu curso. 

- Quando e como serão disponibilizados os simulados?
Os simulados serão disponibilizados na data informada no cronograma de aulas, o aluno deverá seguir as instruções para envio, os simulados serão corrigidos pela equipe da AdVerum. 

Datas de início:
21 de abril de 2017
28 de abril de 2017
05 de maio de 2017
12 de maio de 2017

Não se preocupe, os professores gravarão o passo-a-passo com as instruções antes do prímeiro simulado além do vídeo de correção a ser publicado após o período de avaliação.

- Quando acontecem as aulas ao vivo?
As datas das aulas ao vivo variam de acordo com cada agenda de curso e serão disponibilizadas no calendário e no cronograma de aulas disponibilizado na área do aluno.

- As aulas são inéditas?
Todas as aulas são exclusivas para os preparatórios da 2º fase da OAB. As aulas de Direito Processual são inéditas. As aulas de Direito Material podem ser reaproveitadas do curso atualizado disponibilizado para os alunos da Repescagem.