fb-no-script
CANCELAR






FGV: conheça o perfil da banca organizadora

Dicas para se preparar para as provas

20/11/2017 - por Manoela Moreira

fgv-banca-organizadoraA Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma banca organizadora renomada e respeitada entre os concurseiros. A instituição é responsável pela elaboração do Exame de Ordem da OAB e vem se destacando em certames para tribunais.

A FGV é conhecida por não ter um modelo padrão, podendo haver diferenças em suas provas de acordo com o órgão solicitante do concurso.

A prova objetiva é composta por questões múltipla escolha, com cinco alternativas. As disciplinas exigidas também dependem de cada edital. Confira as que costumam estar presente nas provas:

- Português

- Informática

- Raciocínio Lógico-Matemático

- Direito Constitucional 

- Direito Administrativo 

 

 

Confira algumas características do estilo de prova aplicada em concursos organizados pelo FGV:

- Pelo menos metade das questões de Língua Portuguesa versa sobre interpretação de texto. A banca costuma ir além da gramática e exige atenção dos alunos.

- Com relação ao Raciocínio Lógico-Matemático, a FGV gosta de matemática pura, como questões com geometria, análise combinatória, porcentagem e regra de três. O nível das questões não costuma ser difícil.

- Em disciplinas de Direito, não há mistério: texto de lei puro é o que a banca FGV mais gosta de cobrar. 

- Os enunciados costumam ser longos e cansativos. Nos enunciados encontramos textos bem trabalhados e com vocabulário repleto de linguagem metafórica.

- A banca é bastante criteriosa quanto à seleção das questões em relação aos temas cobrados e costuma distribuir proporcionalmente as questões por todos os itens do edital, exigindo do candidato um estudo mais abrangente.

- FGV pode variar muito o conteúdo cobrado e não costuma repetir questões, portanto, é preciso estudar todo o conteúdo cobrado no edital e focar em exercícios variados por meio de provas anteriores da banca.  

Leia também:

Saiba como passar em concursos da FCC