fb-no-script
CANCELAR






Concursos públicos 2018: quais as expectativas?

Fique por dentro dos próximos certames que estão por vir

05/12/2017 - por Thaísa Moraes

Se você é concurseiro, já deve saber que o ano de 2017 não foi dos melhores para quem sonha em ser aprovado em um concurso público. Por conta da crise financeira que o Brasil vem passando, houve contenção de orçamento do país para a realização de certames em todas as áreas. Entretanto, o que se espera para 2018 é bem diferente.

Como a crise econômica vem, aos poucos, melhorando e novas propostas estão sendo implementadas, fica mais viável a liberação da solicitação de novos concursos públicos. A criação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) do Governo Federal e as possibilidades de pedidos de aposentadoria representam grandes chances de novas oportunidades.

 

O que dizem os números

Os números apontam boas expectativas para lançamentos de editais. A Lei Orçamentária Anual (LOA) já tem reservado aproximadamente R$ 550 milhões para a abertura de novos certames. Além disso, A LOA conta com a criação de mais de 6 mil vagas e a contratação de mais de 4 mil servidores.

Pelo menos 13 órgãos já tiveram 3.511 vagas autorizadas. Só no Distrito Federal, por exemplo, espera-se sejam ofertadas 19.898 vagas. As oportunidades para as áreas órgãos federais giram em torno de 4.404 cargos que serão liberados e mais 6.564 que serão criados.

 

Expectativas

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Presidente do Grupo CERS e professor, Renato Saraiva, é chegada a hora dos concurseiros. “A previsão é muito boa. Tem muitos servidores se aposentando, até por medo da reforma da Previdência. Então, surgirão vagas”, afirma. 

Inclusive, se você está se preparando para algum concurso, aqui vai uma orientação valiosa do professor Renato. “A dica é estudar cada vez mais, não esperar o edital sair para isso”, recomenda. Além disso, você não deve se prender a um único concurso.

É que pode acontecer de justamente o órgão ao qual você escolheu não liberar vaga. Assim, você terá perdido o ano inteiro por ter estudado apenas para ele. O ideal é escolher uma área, onde as matérias certamente se repetem, e prestar os concursos que aparecerem, desde que você esteja disposto a ocupar o cargo onde quer que seja o órgão.

Vale a pena ressaltar ainda que você só precisa de uma única vaga para ser aprovado. Então, nada de ficar desanimado se o número de vagas não for grande. Confie na sua preparação e não perca o foco. Havendo a oportunidade, não há motivos para que ela não seja sua. Vá em frente e estude com garra!

 

Você pode se interessar por:

5 dicas de como estudar para consurso sem gastar muito 

Como passar em concursos públicos na área de tribunais

Acompanhe as atualizações jurídicas e tendências dos concursos

Concursos previstos para Delegado de Polícia Civil

 

Preparação

Se você estiver precisando dar aquele reforço nos estudos ou mesmo começar a se preparar melhor, mas não sabe o que fazer, não se preocupe. Se a sua força de vontade já for definida, basta que você tenha a orientação correta.

O CERS Cursos Online pode ajudar você a realizar o seu sonho! Os melhores professores especializados em concursos públicos fazem parte dos cursos preparatórios para certames nas áreas de tribunais, polícia, fiscal e carreira jurídica.  

Saia na frente de seus concorrentes e começo logo a sua preparação. É a realização do seu sonho que está em jogo. Acompanhe o nosso site e não deixe as oportunidades passarem!