fb-no-script
CANCELAR






Sete dicas valiosas para o dia da prova da 2ª fase OAB

Saiba como se preparar para se dar bem na última etapa do Exame da Ordem

13/09/2017 - por Thaísa Moraes

Milhares de estudantes de Direito estão com todas as atenções voltadas para o XXIII Exame da Ordem. A prova da segunda fase da avaliação acontece neste domingo, dia 17 de Setembro, em todo o Brasil.

Como o CERS está sempre ao seu lado, preparamos sete dicas valiosas para o dia da sua prova. Elas foram elaboradas especialmente para você, que se dedicou aos estudos e quer conquistar a tão desejada carteirinha vermelha!

Após acordar bem para o grande dia, nada como seguir um passo a passo simples, mas decisivo. Vamos juntos?

Confira:

 

1 - Corpo são, mente sã

Alimente-se bem para não sentir fome na hora da prova. Mas atenção: é importante fazer uma refeição na medida certa para não exagerar. Você não gostaria de ter incômodos na hora da avaliação.

 

 2 - Check list antes de sair de casa

Depois de ter estudado tanto, não dá para colocar tudo a perder por conta de esquecimento. Antes de sair de casa, confira se está levando tudo o que você precisa:

- O seu comprovante de inscrição.

- O seu documento de identidade original.

- Caneta azul ou preta. O ideal é levar mais de uma para o caso de falha.

- É sempre válido ter água a postos. Qualquer alimento que possa comer com mais facilidade, como barrinhas de cereal, por exemplo, vão te ajudar a abastecer as energias.

 

3 - Chegue cedo

Imprevistos podem acontecer no caminho ou mesmo quando você já estiver no local de prova. O recomendado é chegar uma hora antes. Então, avalie o tempo que você vai levar com o deslocamento de onde você está até aonde você irá fazer a avaliação.

 

4 - Controle emocional é essencial

Respire fundo e confie no seu conhecimento. Você já percorreu um longo caminho para chegar até aqui. Leia as questões com calma e atenção. Manter o equilíbrio das emoções é sem dúvida um dos pontos mais importantes. Muitos estudantes acabam ficando muito nervosos e isso pode prejudicar bastante o resultado.

 

5 - Administre bem o seu tempo

Uma dica que pode fazer toda a diferença para o tempo que você vai levar, é fazer apenas um esboço da peça. Muita gente acaba fazendo um rascunho e isso leva muito tempo. O esboço vai te ajudar organizar a sequência dos elementos que compõem a peça. São o endereçamento, tipo de ação, autor, réu, lastro dos fatos, dispositivos legais, pedidos, valor da causa, entre outros.

 

6 - Atenção com a escrita

É de suma importância que a sua letra esteja legível nas questões subjetivas e da peça prático-profissional. É que não adiantar escrever tudo o que você estudou da melhor forma, se o examinador não entender a sua letra. Vale lembrar ainda que você deve deixar terminantemente de lado as abreviações do dia a dia. Esqueça o dialeto da internet para não perder pontos.

 

7 - Medida certa na hora de escrever

Ainda quando for responder as questões subjetivas, deixe claro o seu conhecimento relevante em relação aos assuntos. Mostre que você sabe exatamente do que está falando. Isso quer dizer que vale também para estar atento a não se empolgar e acabar colocando também algo que não seja necessário. Isso poderia acabar te prejudicando. 

 

Nota 10

A estudante Myrelle Santiago, que vinha se preparando para as provas da OAB com os professores do CERS, conta como foi a sua experiência. A estudante conseguiu alcançar a nota máxima! Ela se dedicou, seguiu as orientações dos professores e superou as próprias expectativas. 

Você pode se interessar também pelos cursos do CERS. 

 

Depois a avaliação

Logo após o horário de finalização da prova, o CERS continua com você. A partir das 19h, a equipe do Portal Exame de Ordem comenta, AO VIVO e gratuitamente, as questões da prova subjetiva. Em seguida, os vídeos continuarão disponíveis para quem quiser acessá-los.