CANCELAR






Concurso de Delegado da Polícia Civil do Mato Grosso

Inscrições reabertas até 20 de julho. Prova objetiva adiada para outubro.

04/07/2017 - por Amanda Melo

Atenção, concurseiros da área policial!

Após a suspensão do concurso para delegado da Polícia Civil de Mato Grosso (MT), foi publicada a retificação do edital do certame com nova data da prova objetiva.

O concurso havia sido suspenso por determinação da Justiça Estadual, que exigia a anulação do critério da idade mínima de 21 anos e máxima de 45 anos aos candidatos.

Devido à alteração, o período de inscrição será reaberto entre os dias 6 e 20 de julho de 2017. E a prova objetiva foi remarcada para 8 de outubro de 2017. 

Aproveite esta oportunidade de reforçar os seus estudos com o curso específico do CERS para o concurso de delegado do Mato Grosso. 

 

Sobre a inscrição:

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 6 e 20 de julho no site da banca organizadora. A taxa de inscrição custará R$180. A seletiva será organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe/UnB e pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. 

Sobre as vagas:

As vagas do certame destinam-se para cadastro de reserva. No entanto, a expectativa é que cerca de 100 candidatos sejam convocados.

Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão ter Bacharelado em Direito. O salário inicial é de R$ 19.316,49, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Sobre as etapas de seleção:

Os candidatos serão submetidos às seguintes etapas:

I – primeira fase: a) provas escritas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe; b) prova escrita dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;

II – segunda fase: a) prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe; b) avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;

III – terceira fase: exame de saúde, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;

IV – quarta fase: teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;

V – quinta fase: avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;

VI – sexta fase: investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PJC/MT.

Sobre as provas:

A prova objetiva foi remarcada para o dia 8 de outubro de 2017, pela manhã, e prova dissertativa à tarde. Antes da suspensão, a prova estava prevista para o dia 9 de julho. 

Sobre o conteúdo programático:

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

Princípios da Ética e da Filosofia

Geografia de Mato Grosso

História Política e Econômica de Mato Grosso

Conhecimentos Específicos

Direito Administrativo

Direito Constitucional

Direito Penal

Direito Processual Penal

Legislação Complementar

Conheça a carreira de Delegado:

Uma das carreiras mais cobiçadas no universo jurídico é a de delegado. O cargo é exercido por servidor público aprovado em concurso e exige-se de nível superior em Direito. No entanto, para seguir carreira é preciso algo a mais: vocação.

O Código de Processo Penal Brasileiro confere ao delegado de Polícia o status de Autoridade Policial (Art. 4º, caput). Sua formação profissional é realizada na academia de polícia do seu Estado.

São atribuições do Delegado de Polícia, entre outras previstas em Lei: presidir inquéritos policiais, elaborando Portarias, despachos interlocutórios e relatórios finais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos que tiverem relação com o fato delituoso e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial; proceder a verificação e exame dos atos ilícitos chegados a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer; elaborar relatórios, bem como, representar pela decretação judicial de prisões temporárias; proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado; realizar atividades afins ou correlatas.

Leia também: Delegado de Polícia - vocação e estudo

 
 
Preparação: 
 
Se você já tem a vocação para “ser polícia”, resta iniciar uma preparação de qualidade e garantir a aprovação em concurso público para o cargo. O CERS lançou um curso específico para o concurso da Polícia Civil do Mato Grosso. Saiba mais sobre o curso:

Com aulas exclusivamente gravadas para esse certame e composto por uma equipe de professores especialistas em concursos para a área de polícia, esse curso é constituído por 48 encontros, totalizando 96 horas aula, a fim de deixar qualquer candidato plenamente capacitado para resolver as questões da prova objetiva, preambular, de múltipla escolha, a realizar-se no dia 09 de julho de 2017.

Vantagens desse curso:

1) Aulas gravadas exclusivamente para esse curso;
2) Canal de dúvidas (PLANTÃO DE DÚVIDAS) direto com cada professor para retirar as dúvidas dos alunos;
3) Professores experientes na área de concursos para polícia;
4) Simulado ao final do curso com 80 questões para você testar seus conhecimentos.
 
Acesse: CURSO INTENSIVO PARA O CONCURSO DE DELEGADO DO MATO GROSSO - PROJETO UTI DE TEORIA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
 
Plantão dos concursos: Delegado da Polícia Civil do Mato Grosso