CANCELAR






Como estudar para a 1ª fase da OAB?

Entenda as vantagens de uma preparação específica para a prova

05/01/2017 - por Manoela Moreira

exame-ordem-oab-1-fase

Estudar é um processo complexo que envolve tempo, disposição, disciplina e investimento. A soma desses fatores influencia diretamente no desempenho do aluno e dependem de sua organização pessoal.

A prova da OAB, como processo seletivo, tem suas particularidades. E uma preparação específica ajuda a superar a prova, independente da qualidade do ensino recebido até o exame de ordem.

“Um dos conselhos que dou aos candidatos antes de começar os estudos ESPECÍFICOS para o Exame é o de resolver uma prova passada para se sentir, para ver como está o preparo e a bagagem de conhecimentos. Curiosamente, o feedback que recebo é dos piores: a maioria apresenta um desempenho pífio.”, comenta o especialista em OAB, Maurício Gieseler.

 

Então, como começar a estudar para a prova da OAB com menos de três meses para o Exame de Ordem?

Afinal, ninguém aprende todo o Direito neste intervalo de tempo tão curto. De acordo com o calendário OAB 2017 (veja o calendário completo aqui), a prova de 1ª fase do XXII Exame de Ordem será em 02 de abril.

O estudo é um processo global, exigindo uma série de etapas fundamentais de aprendizagem e fixação do conteúdo para o candidato efetivamente ficar preparado. Confira as dicas de como estudar para a primeira fase da OAB:

Dica 1

Acompanhamento de uma aula explicativa seguida da leitura da legislação correlata na medida da evolução do estudo. Aqui o candidato estabelece os vínculos entre os conceitos, teorias e a norma.

Dica 2

Elaboração pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado ou da aula que acabou de ser assistida. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial, como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo.

Dica 3

Revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, uma vez por semana, por exemplo. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar.

Dica 4

A resolução de exercícios é a última etapa desse processo e ela é muito importante. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é VITAL!

mauricio-gieseler-oab


“Notem que o processo de estudo não pode ser trabalhado de forma estanque: o candidato deve se inteirar da doutrina, confrontá-la com a lei, elaborar resumos e resolver exercícios. Essas etapas, distintas entre si, mas consideradas como um processo global, certamente produzirão ótimos resultados como método de aprendizagem”, explica Maurício Gieseler.

 

Leia também:

O que você precisa saber para estudar para OAB

Quanto tempo de antecedência devo iniciar a minha preparação para OAB

5 hábitos que todo examinando da OAB deve ter ao acordar

 

Se eu seguir essas dicas, vou ser aprovado?

A preparação para a primeira fase do Exame de Ordem da OAB não se trata de um processo exato de aprendizagem, mas sim de se relembrar e, principalmente, de se adaptar ao sistema da prova.

“Parte desse processo de adaptação e rememorização é obtido com os cursos preparatórios, cujo papel para muitos dos aprovados é fundamental.”, afirma Gieseler. 

Os cursos não são obrigatórios para se passar no Exame. São uma opção para um objetivo em específico: otimizar os estudos e estar bem preparado para a prova.

Desde o XV Exame de Ordem, os cursos do CERS ajudaram 35.620 examinandos a conquistarem a aprovação na OAB!

 

E por que o CERS é o melhor curso para a OAB?

Professores

A começar pelos nossos professores. Além de serem mestres no ensino de suas disciplinas, eles são especialistas em Exame de Ordem. Sabem as particularidades da prova, como os conteúdos são cobrados, as possíveis cascas de banana que os examinandos precisam estar atentos. Não é a toa que os nossos professores possuem alunos fiéis e milhares de seguidores nas redes sociais.

Experiência

Com a experiência adquirida a cada edição do exame e com o contato direto com os milhares de alunos, conseguimos identificar as dificuldades dos candidatos. Por isso, os cursos são elaborados com uma didática exclusiva, com aulas inéditas a cada edição da prova, pensando em todo o processo de aprendizagem: teoria, resolução de questões, intensivos, revisões.

Dúvidas?

Você assistiu às aulas, resolveu questões, leu a letra da lei. Mas mesmo assim, você ainda pode ter alguma dúvida. Qual é a sua opção?

a) perder tempo procurando no Google sem ter a certeza que a resposta está certa

b) parar os estudos e sair correndo atrás de algum professor de curso presencial

c) continuar com a dúvida e arriscar perder uma questão na prova

d) Ser aluno do CERS e enviar uma mensagem para o professor pelo canal de dúvidas e receber a resposta por e-mail

Pode não existir alternativa errada, mas com certeza existe a resposta que vai te deixar mais perto da aprovação!

Didática

As videoaulas são divididas em blocos, para facilitar a assimilação de conteúdo e respeitar o intervalo necessário para uma aprendizagem eficiente. Os alunos ainda possuem acesso à correção de quatro simulados para avaliar o desempenho ao longo da preparação. O curso intensivo VAMOS JUNTOS OAB, por exemplo, oferece 155 horas de aula pra deixar você totalmente preparado para a 1ª fase da prova.

Quer garantir a melhor preparação para a 1ª fase da OAB? Acesse aqui

curso-oab-xxii-1-fase

curso-oab-xxii-teorico-online-cers

curso-oab-xxii-questão-cers

curso-oab-xxii-1-fase-cers