fb-no-script
CANCELAR






Como estudar Informática para concursos de Tribunais?

Confira a melhor maneira de assimilar conteúdos, os principais assuntos cobrados em prova e mais!

20/01/2018 - por Emannuelle Gouveia

Antes de mais nada, é importante frisar que a disciplina de Informática é delicada e, por isso, todo o seu desempenho vai depender da postura que você terá diante da matéria. A melhor maneira de estudá-la é ter por perto um computador.

Para começar os seus estudos, você precisará passar por duas etapas essenciais ao seu entendimento da matéria. A primeira é a teoria e a segunda é a prática. Veja como você pode se organizar para se preparar com qualidade e alcançar uma ótima nota na prova do concurso dos seus sonhos:

 

Como estudar a teoria

A parte teórica deve ser estudada por meio do acompanhamento de aulas que disponham de um material de apoio completo. Assim, você poderá ter respaldo para conseguir aprofundamento dos assuntos abordados em prova. O ideal é que você concilie o acompanhamento das aulas com leituras, vídeos e exercícios.

Essa é uma excelente maneira de você não apenas entender o conteúdo, mas principalmente avaliar o seu nível de conhecimento. Ao resolver as questões e checar o gabarito, por exemplo, você saberá exatamente onde precisa melhorar ou se está se guiando pelo caminho certo.

 

Como estudar a parte prática

Treino prático é um termo essencial para qualquer concurseiro que precise estudar a disciplina de informática. Mesmo se dedicando ao máximo ao realizar leituras e assistir às aulas, muito do conteúdo pode acabar perdido em sua mente se você não praticar os assuntos na frente do computador.

Após acompanhar uma parte da aula, você deve pausar, verificar a mesma matéria no livro e repetir a ação no computador. Depois de aplicar essa técnica valiosa, feche os olhos e repita mentalmente todo o passo a passo da ação que você acabou de executar na máquina. Essa é uma maneira infalível de fixar os comandos e, consequentemente, lembrar deles com segurança na hora da prova.

 

Dica

Eu sei que a quantidade de demandas nos estudos da disciplina pode até parecer muito intensa. Mas eu lhe garanto que funciona muito! É que, nas provas, as elaboradoras costumam cobrar os minuciosos detalhes de execução. Por isso, é preciso que você saiba os menus decorados, conheça as figuras e ainda saiba a função de cada uma delas.

Mas agora que você conhece o caminho do sucesso para fechar o gabarito de informática, já não precisa morrer de preocupação, não é mesmo? Lembre-se que tudo se aprende com o tempo e a repetição. É preciso treinar! Treinar muito. Vale salientar ainda que essa parte prática da matéria deve ser estudada em pequenas doses, ou seja, um pouco de tempo (uma hora, no máximo) todos dias.

 

Principais assuntos que costumam cair

  • A parte inicial de introdução ao processamento de dados e hardware costuma aparecer em algumas elaboradoras. Ela é a base para as demais partes dos assuntos de Informática; Redes de computadores (Internet, Intranet, serviços, Navegadores, clientes de email);
  • Segurança da Informação (worm, vírus, cavalo de tróia, spam, phishing, pharming, técnica de segurança)
  • Computação nas nuvens;
  • Armazenamento de Dados nas Nuvens;
  • Técnicas de backup;
  • Noções de Sistemas Operacionais (Linux e Windows);
  • Word;
  • Writer;
  • Excel;
  • Calc;
  • PowerPoint;
  • Impress;

 

Indicação de bibliografia

Indico o livro de Informática da Coleção Tribunais e MPu, da Editora Juspodvim, de minha autoria. É uma obra muito completa, com todos os tópicos existentes nos editais, ou seja, não vai precisar sair comprando material complementar depois porque ela está atualizada. 

 

Você pode se interessar por:

Como estudar Raciocínio Lógico para tribunais

Como estudar Língua Portuguesa para tribunais

Como estudar Regimento Interno para tribunais

Como estudar Direito Administrativo para tribunais

Como estudar Direito Constitucional para concursos de tribunais

 

Preparação

Se você estiver precisando reforçar ainda mais os estudos para prestar concursos públicos na área de tribunais, não deixe de conferir os nossos cursos preparatórios! Você poderá se guiar estudando com os melhores professores e se preparar bem para o dia da prova.