fb-no-script
CANCELAR






Rateio de concursos? Comercialização indevida de videoaulas gera ações na Justiça

Candidatos podem ser reprovados na etapa de investigação social por causa da pirataria de aulas

11/01/2018 - por Manoela Moreira

O simples ato de compartilhar uma videoaula é crime. E o STJ vem mantendo diversas decisões que reprovaram candidatos na investigação social em razão do cometimento de crime de pirataria. Com autorização da justiça, é possível identificar quem copia, quem vende, quem compra, quem compartilha e até quem assiste. “No caso do comércio, temos ainda outros dados, como os dados bancários, que possibilitam a identificação de suspeitos e a prisão de pessoas”, alerta o delegado de crimes cibernéticos César Duarte Lacombe.

Confira a reportagem produzida pelo Jornal da Globo ainda em 2014:

materia-jornal-globo-comercialização-aulas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como funciona o rateio de concursos?

Como mostrado na reportagem, o rateio de material de concurso, ou seja o compartilhamento de aulas online de cursos preparatórios, pode causar muita dor de cabeça para os concurseiros. Essa é inclusive é uma das pautas discutidas pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), a qual Renato Saraiva é vice-presidente.  

Infelizmente, a prática do rateio é muito comum. Diversos sites e perfis nas redes sociais oferecem ilegalmente aulas online por valores bem abaixo do mercado. Isso acontece por que eles não tem nenhum custo ou responsabilidade com a produção, gravação, suporte técnico, ou ainda respeito pelo trabalho dos professores e equipe técnica envolvida. 

Não estamos discutindo o mero compartilhamento de dicas e materiais de estudo entre concurseiros em prol da democratização do conhecimento, mas quem adquire os cursos originais e revendem as videoaulas apenas pensando no lucro e no próprio benefício. Há outras formas legais de estudar para concursos sem gastar muito. 

 

Leia também: Acompanhe as atualizações jurídicas e tendências de concursos com o curso online gratuito de Retrospectiva

 

Videoaulas para concursos

As videoaulas surgiram como um facilitador nos estudos de muitos concurseiros. A flexibilidade de horário, mobilidade, acesso aos melhores professores do Brasil são apenas algumas vantagens das aulas online para concursos. Além disso, a compra dos cursos originais oferecem segurança jurídica e todo o suporte técnico e pedagógico para os alunos.

Os cursos originais do CERS oferecem vantagens que apenas estão disponíveis na área do aluno:

- Plantão de dúvidas: contato direto com os professores para tirar dúvidas sobre a matéria e trocar mensagens.

- Acelerador de vídeo: pelo aplicativo CERS no Bolso, o aluno pode escolher entre quatro velocidades para assistir às aulas ganhando tempo nos estudos sem prejudicar a aprendizagem.

- Download de aulas: também pelo aplicativo, você pode baixar as aulas do CERS e assistir depois pelo celular mesmo sem internet. 

- Suporte Técnico: nossa equipe está a sua disposição caso surja algum problema com as videoaulas, seja com a internet, navegador ou atualização do flash.

- Atendimento via chat: receba toda a orientação necessária para garantir o seu acesso ao curso, mudança de cadastro, participação em promoções exclusivas, material de aula, certificado, e muito mais.

- Simulados e atualizações de conteúdo para cursos completos e regulares específicos.

 

Você pode se interessar por:

Cursos online para Concursos e Exame de Ordem