fb-no-script
CANCELAR






Carnaval Concurseiro

Ser concurseiro nessa época do ano não é fácil. Aproveite as dicas e saiba como estudar no carnaval

09/02/2018 - por Thaísa Moraes

Estudar, segundo o dicionário, significa “procurar adquirir o conhecimento de algo”, por isso, os candidatos dos mais diversos certames abertos apressam-se para absorverem os conhecimentos requisitados nos editais. Além disso, é cada um maior do que o outro, não é? Só quem é concurseiro sabe o trabalho que dá estudar de cabo a rabo os assuntos presentes nos conteúdos programáticos de certames.

Mas eis que a maratona de vídeo-aulas, de revisões e resolução de questões vê pela frente quase um mês de festas em todo o país: barulho na rua, marchinhas de carnaval dentro de casa, todos querem apenas carnavalizar. Menos, é claro, o concurseiro, que não quer deixar um segundo do seu precioso tempo de estudos de lado para cair na gandaia. Mas afinal, poderá você, nobre candidato de algum concurso aberto, curtir, ao menos um suspiro, da folia carnavalesca sem que isso prejudique a sua rotina/maratona de estudos?

 

O que dizem os concurseiros

Bem, a julgar de alguns candidatos mais eufóricos, nada de escola de samba, nada de frevo nem de marchinhas. O negócio é vídeo-aula, lápis e papel na mão:

Carnaval? Nem me viu, nem me vê (risos). Deixei de curtir há algum tempo, desde que decidi ir fazendo um concurso atrás do outro. Não me faz falta, pelo menos não tanto quanto os assuntos que deixaria de estudar me fariam se estivesse no bloco”, afirma o concurseiros Márcio Andrade.

Desligo o celular (risos). Meu namorado vem pra minha casa e, enquanto eu estudo, ele fica fazendo outra coisa e assim é o meu carnaval. No máximo verei a apuração das escolas de samba na TV e vou torcer para Beija-Flor”, comenta a estudante Laura Maria.

É um ‘não vai dar’ aqui, outro ‘não vai dar’ ali. Mas é assim mesmo. Eu sigo com o pensamento que depois que passar poderei passar o Carnaval em qualquer lugar que quiser e assim vai ser. Enquanto isso, nada de festa. Só estudar mesmo”, comenta Abimael Rodrigues.

Você pode se interessar por: qual é o seu perfil de concurseiro?

 

O que diz a psicologia

Mas afinal, esse frenesi todo, a obstinação de não ceder nenhuma horinha da celebração carnavalesca para a folia, é positiva ou negativa? Bem, para a psicóloga Fernanda Trevas é necessário dosar a preparação com o descanso:

O concurseiro pode dar uma equilibrada para diminuir o stress, principalmente para que a ansiedade não aumente a ponta dela pensar pensar ‘eita, deixei o carnaval então de qualquer jeito eu tenho que passar nesse concurso’, isso pode gerar um medo ainda maior em relação à prova, prejudicando assim o seu rendimento. Se gostar de carnaval, o estudante pode aproveitar pelo menos dois dias de festa”, afirma.       

A psicóloga ainda aproveita para deixar um conselho:

É importante que o concurseiro possa dar uma paradinha, seja esta para curtir o carnaval ou não. É através dela que ele poderá recuperar o fôlego para continuar os estudos”, conclui Fernanda.

É, então para o Márcio, a Laura, o Abimael e todos os outros que estão pensando em passar todo o carnaval estudando, é válido parar e meditar se, em ao menos um dia, não é importante sair do quarto e sentir o cheiro da alegria dos foliões, dançar ao som das musiquinhas que tocam todo ano, desligar um pouco a mente das preocupações concurseiras para, 24 horas depois, religa-la com todas as baterias carregadas. Não dê espaço para que a preparação para o concurso que você quer se transforme em martírio. Estude, mas estude com qualidade de vida. Cuide de garantir o seu “eu” no futuro, sem desfalecer o seu “eu” do presente. 

*Texto originalmente publicado por Amanda Melo

 

Um pouco de humor

Depois de tudo, resta a pergunta: quem vai passar o carnaval estudando?

Leia também: dicas para aproveitar um carnaval concurseiro

Todo mundo fala que concurseiro não vai pra carnaval, não brinca carnaval... essas pessoas estão CERTAS! Ana Laranjeira fala do sofrimento do concurseiro na época mais festiva do ano

Você pode se interessar por:

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS