CANCELAR






Aprendizagem acelerada como fator de sucesso

Dicas para você extrair o máximo de aprendizagem dos seus estudos

28/12/2016 - por Manoela Moreira

curso-inteligencia-emocional-preparaçao-dicas-concurso-cersQue horas você estuda?

Que horas você assiste à aula?

Que horas você recapitula?

Para você, essas três perguntas parecem iguais? Então talvez seja bom rever sua estratégia de aprendizagem. Assistir aula, estudar e recapitular o conteúdo apreendido são três etapas distintas de preparação.

Muitos examinandos alegam estudar muito, mas não obtém o resultado desejado porque o tempo dedicado à preparação não converte em conhecimento. É preciso aprender a estudar mais eficientemente para assimilar o conteúdo recebido.

Segundo pesquisas, de tudo o que você entende ao estudar, apenas 58% são lembrados nos próximos 20 minutos. E após um dia, todo o estudo se resume a 33% de aprendizagem. Por isso, é importante revisar e recapitular os assuntos. O que também são duas ações diferentes.

Revisar é quando você registra, faz um apontamento e depois ler novamente o que foi anotado. Recapitulação exige alguma técnica que force a memória a trazer a informação importante.

É o que acontece quando você lê um livro pela segunda vez, vê as marcações já realizadas e não lembra o assunto. Ao invés de revisar a matéria por meio da simples leitura, o estudante deve recapitular o conteúdo por meio de perguntas e respostas. Ao se frustrar por não lembrar a resposta de um assunto já estudado, o cérebro vai guardar melhor aquela informação. Se você acertar, irá sentir uma carga de serotonina e comemorar por lembrar um conteúdo de semanas atrás. Desta forma, o estudo fica mais dinâmico, inclusive para o cérebro.

Confira outras dicas de como estudar com qualidade:

dica1. Segundo o professor Edmo Magalhães: “Estudar com qualidade exige tempo, estudar sem qualidade exige muito mais tempo”. Estudar com qualidade é entender e fazer com que aquela informação se mantenha a longo prazo. Se não, é preciso estudar de novo. Isso sim é perder tempo.

2. Outra dica é começar o estudo pela matéria mais difícil, porque a mente vai entender que foi fácil o estudo quando você terminar pela disciplina que possui mais familiaridade. Intercalar os assuntos que você domina e os que são desafiador também é uma boa alternativa.

dica

3. O estudo em grupo não deve ser realizado apenas por pessoas de seu círculo de amizade, mas por pessoas que sabem mais do que você nas disciplinas que você tem dificuldade.

4. Ao invés do uso do marca texto, extraia o conteúdo e anote. O ideal é reescrever as partes mais importantes para outro caderno, caso contrário irá marcar o livro todo e não terá motivação para ler de novo.

dica5. Quando faltar ânimo para começar os estudos do dia, é interessante ler o caderno de anotações. Assim, você vai provocar o estado de compreensão e já começar a preparação antenado com o que você está lendo.

6. Você já viu a reação de colegas ao serem aprovados no Exame de Ordem, por exemplo? Essa imagem é que vai te motivar a conquistar o que deseja. Para manter o foco nos estudos é preciso ter o objetivo em mente. Substituir pensamentos negativos por essas imagens reais são uma alavanca de motivação para continuar focado nos estudos.

dica7. Atenha-se também a estratégias e técnicas específicas que o ajudem a desenvolver o equilíbrio emocional necessário para alcançar a aprovação: identificar as armadilhas das suas emoções; limpar a mente de possíveis distrações que possam atrapalhar o seu estudo; e ter a consciência de que obstáculos e dificuldades irão surgir durante a caminhada.

8. É preciso saber identificar as armadilhas impostas pelas emoções e limpar a mente de possíveis distrações. Ter autoconfiança e equilíbrio emocional é uma das chaves para o sucesso.

Leia também: Quanto tempo de antecedência devo iniciar minha preparação para OAB?

5 hábitos que todo examinando da OAB deve ter ao acordar

Você pode se interessar por:

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA A OAB XXII

CURSO VAMOS JUNTOS OAB

*Confira as condições especiais diretamente no balcão das unidades CERS Centro de Estudos