Logo CERS

Curso Reta FinalMPRJ - Promotor de Justiça

Carga horária: 100 h/a
* A quantidade de pontos Livelo está sujeita a alterações até o fechamento da compra.
..

Objetivo do curso

Preparar de forma assertiva os candidatos ao concurso para Promotor de Justiça do Rio de Janeiro. É hora, portanto, de você intensificar a sua preparação por meio de um curso de reta final. 

Estude com quem mais aprova, com o nosso time de professores, formado em sua maioria por Juízes e Promotores de Justiça.

 

A prova está marcada para dia 20 de março de 2022. Para mais informações sobre o certame, clique aqui 

 

  • Metodologia do curso: aulas expositivas teóricas e com resolução de questões, direcionadas ao conteúdo programático previsto no edital.

  • Corpo Docente: membros da carreira, doutrinadores e especialistas na preparação para concursos de Carreiras Jurídicas.

  • Ferramentas de otimização: simulados com relatório de desempenho, banco de questões, biblioteca virtual e muito mais!

  • Aulas Interativas AO VIVO: ministradas pelos professores do curso e direcionadas aos temas de maior recorrência;

  • Planner de estudo: ferramenta que permite direcionar o seu tempo de forma inteligente, após análise do seu perfil e disponibilidade de horários, potencializando o seu método de estudo, através de indicações de metas diárias, precisas e estratégicas.

  • Simulados com Gráfico de Desempenho: Você tem acesso a simulados de questões objetivas, com gabarito e relatório de performance para você aferir seus conhecimentos, disponibilizados ao longo do curso.

  • Plantão de Dúvidas: canal direto entre aluno e professor, para o esclarecimento de dúvidas.

  • Ferramentas acessórias: aulas legendadas, ferramenta de transcrição integral das aulas e, ainda, app CERS no Bolso, que permite assistir aulas mesmo de forma offline.

  • Aulas INÉDITAS de Teoria e Resolução de Questões dos principais temas ministrados pelos professores do Curso para verificação da modalidade de cobrança dos assuntos no certame.



 

Disponibilização e Acesso

As aulas serão disponibilizadas imediata e gradativamente, seguindo calendário disponível em sua área do aluno. Todo o curso, ou seja, 100% das aulas, estará disponível até 30 dias antes da prova objetiva do concurso. Esse é um compromisso CERS com a sua preparação.

Todas as aulas e ferramentas do curso poderão ser acessadas, a partir da contratação, pelo período de até 30 (trinta) dias após a prova objetiva do concurso. Durante esse período, as aulas poderão ser assistidas até 3 (três) vezes, na sua conveniência de horário.

 

Benefícios deste curso

  • Simulados com Relatório de Desempenho.

    Simulados de questões objetivas, disponibilizados ao longo do curso.

  • Mapa Mental

    Produza seus próprios mapas mentais e otimize seus estudos.

  • Banco de Questões

    Treine constantemente com milhares de questões de concursos anteriores.

  • Biblioteca virtual

    Resumos direcionados, artigos, quadros sinóticos, mapas mentais e muito mais.

  • Planner de Estudo Personalizado

  • Aplicativo CERS no Bolso

    Permite assistir aulas mesmo de forma offline.

Carga horária

Construa sua base de conhecimento necessária à aprovação, a partir de aulas direcionadas, divididas em blocos de 15 minutos, conforme disposto abaixo:

- Serão mais de 150h no Banco de Aulas Teóricas para o estudo aprofundado dos conteúdos: 

Disciplinas

Professores

Ch (min)

Direito Penal

Matheus Kuhn

10

Arthur da Motta Trigueiros

67

Renee Souza

14

Alexandre Salim

181

Andrea Walmsley

28

Daniel Martini

10

Gustavo Cordeiro

16

Direito Processual Penal

Gustavo Cordeiro

65

Alexandre Salim

40

Pedro Ivo de Souza

12

Rodrigo Brandalise

20

Diego Barbiero

26

Douglas Fischer

14

Direito de Execução Penal

Diego Barbiero

15

Direito Civil

Cristiano Chaves

223

Direito Empresarial

Alessandro Sanchez

8

Henrique Subi

101

Direito Processual Civil

Rodrigo da Cunha

96

Rogério Vidal

63

Daniel Neves

120

Direito Constitucional

Robério Nunes

61,25

Guilherme Peña

Ricardo Melo Júnior

Direito Tributário

Felipe Duque

25,75

Aline Soares

Direito Administrativo

Matheus Carvalho

36,5

Alan Martins

Direito Eleitoral

Marcos Ramayana

20,5

Moisés Casarotto

Direito da Infância e da Adolescência

Angelica Sigollo

25,75

Direitos Difusos e Coletivos

Henrique da Rosa

48

Legislação Institucional

Ricardo Silvares

11


- 15h de Aulas inéditas de Resolução de Questões dos principais temas:

 

DISCIPLINAS

PROFESSORES

Direito Penal

Alexandre Salim

Direito Processual Penal

Gustavo Cordeiro

Execução Penal

Osvaldo Lobo

Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Gustavo Cordeiro

Direito Civil

Cristiano Chaves

Direito Processual Civil

Rodrigo da Cunha

Direito Empresarial

Henrique Subi

Direito Eleitoral

Moisés Casarotto

Direito Constitucional

Fernando Lima

Direito Administrativo

Matheus Carvalho

Direito Tributário

José Francisco

Tutela Coletiva

Henrique da Rosa

Princípios Institucionais do Ministério Público

Marcelo Milagres


E 15 horas de AULAS INTERATIVAS em que o aluno tem a oportunidade de ter por em média 1 hora de aula ao vivo com o professor:

 

DISCIPLINAS

PROFESSORES

Direito Penal

Alexandre Salim

Direito Processual Penal

Gustavo Cordeiro

Execução Penal

Osvaldo Lobo

Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Gustavo Cordeiro

Direito Civil

Cristiano Chaves

Direito Processual Civil

Rodrigo da Cunha

Direito Empresarial

Henrique Subi

Direito Eleitoral

Moisés Casarotto

Direito Constitucional

Fernando Lima

Direito Administrativo

Matheus Carvalho

Direito Tributário

José Francisco

Tutela Coletiva

Henrique da Rosa

Princípios Institucionais do Ministério Público

Marcelo Milagres


 

Gravação das aulas

1. É proibida a gravação total ou parcial das aulas ou a reprodução por qualquer meio das aulas e de ferramentas do curso, podendo vir a incorrer em sanções penais e cíveis cabíveis.

2. Para acesso às aulas, o aluno deve observar as condições mínimas de acesso dispostas no contrato, bem como um dispositivo com acesso à internet banda larga. Não aconselhamos a utilização de tecnologia 3G/4G.

3. Os Professores e o conteúdo programático do curso poderão sofrer alterações, por liberalidade do CERS, ficando exclusivamente a seu critério promovê-las, mediante comunicação aos alunos matriculados.

4. Poderá haver prorrogação do prazo de conclusão das gravações das aulas, mediante comunicação prévia aos alunos, diante de impossibilidade de gravações, ajuste com o professor ou ainda, caso fortuito/força maior.

5. Observando os limites de impedimento de algumas profissões, como por exemplo juízes e promotores, as atividades como coaching, mentorias e congêneres, serão exercidas por profissionais de outras carreiras. 

 
 

Corpo docente do curso

Alexandre Salim

Promotor de Justiça no Rio Grande do Sul. Doutor em Direito pela Universidade de Roma Tre. Mestre em Direito pela Unoesc. Especialista em Teoria Geral do Processo pela UCS. Professor de Direito Penal e Processo Penal no CERS. Coautor das Sinopses de Direito Penal em três volumes da Editora Juspodivm.

 

Renee do Ó Souza

Mestre em Direito Pelo Centro Universitário de Brasília. Pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Processual Civil, em Direito Civil, Difusos e Coletivos. Promotor de Justiça em Mato Grosso. Professor e autor de obras.

Gustavo Cordeiro

Promotor de Justiça de São Paulo (MP/SP). Professor titular do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Mestre em Direito. Diretor Regional da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (núcleo Marília). Coordenador do grupo de estudos “João Batista de Santana” (Marília/SP) da Associação Paulista do Ministério Público.

Cristiano Chaves de Farias
Promotor de Justiça do MP-BA. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSal. Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do CERS Cursos Online. Leciona em outras instituições de ensino jurídico e faculdades, além de ser membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família. É, sem dúvidas, o maior nome de Direito Civil da atualidade, com milhares de obras vendidas e um conhecimento ímpar de nosso ordenamento jurídico.

 

Alessandro Sanchez
Mestre em Direito. Professor de Direito Empresarial em graduação e pós-graduações desde 2002. Palestrante e conferencista. Advogado. Escritor com destaque para a primeira obra do país intitulado PRÁTICA JURÍDICA EMPRESARIAL. Projetos editoriais na área de Direito Empresarial pelas Editoras GEN/Método, Saraiva e Rideel. Professor em cursos preparatórios para Carreiras Jurídicas.
Arthur da Motta Trigueiros Neto

Procurador do Estado de São Paulo desde 2006. Professor de Ética Profissional e Direito Penal desde 2005. Autor de obras jurídicas voltadas à preparação para o Exame de Ordem e Concursos Públicos. Relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP. Professor em cursos de pós-graduação. Palestrante.

Matheus Kuhn

Matheus Kuhn Gonçalves. Promotor de Justiça. Ex-Defensor Público. Pós-graduado em Penal, Processo Penal e Combate à Corrupção. Mestre em Ciência Jurídica. Professor Universitário, de Pós-graduação e cursos preparatórios para Concurso Público e OAB. Autor de Obras Jurídicas. Aprovado em 12 concursos públicos.

FERNANDO HENRIQUE SANTOS TERRA
Promotor de Justiça no Estado do Acre, aprovado em 4º lugar no último concurso realizado (2013). Aprovado em 2º lugar para o cargo de Analista Ministerial também do Ministério Público do Estado do Acre (2013). Aprovado na 2º colocação para cargo de Analista Ministerial do Ministério Público do Estado de Rondônia (2012). Aprovado para o cargo de Analista Processual do Tribunal de Justiça de Rondônia (2012). Aprovado para o cargo de Oficial de Justiça do Tribunal do Estado do Acre (2011), além de aprovação em outros concursos. Pós-graduado em Direito Constitucional e Processo Civil. Mestrando em Direito Penal Econômico. Professor de Direito Penal, Processo Penal e Medicina Legal.

Conteúdo programático

Conteúdo Programático

Direito Penal: Parte Geral do Código Penal; Parte Especial do Código Penal; Lei de Contravenções Penais; Tratamento jurídico da violência doméstica e de gênero; Proteção à Vítima e Testemunha; Crimes contra a ordem tributária e as relações de consumo; Crimes referentes à falência e à recuperação judicial ou extrajudicial; Crimes relativos à interceptação telefônica; Crimes contra pessoas com deficiência; Lavagem de Dinheiro; Crime de organização criminosa; Crimes contra o consumidor; Crimes hediondos; Crimes referentes a drogas; Crimes referentes ao abuso de autoridade; Estatuto do Desarmamento.Crimes de trânsito; Crimes de tortura; Tratamento jurídico do terrorismo; Crimes contra o meio ambiente; 

Direito Processual Penal: Princípios; Ação Penal; Sistemas processuais; Acordo de não persecução penal; Jurisdição e Competência; Prova; Sujeitos; Prisão e Liberdade; Medidas assecuratórias; Fatos e atos processuais. Citação, notificação e intimação; Sentença. Coisa Julgada.; Procedimentos comuns ordinário e sumário; Procedimento nas hipóteses de competência do tribunal do júri.; Nulidades; Recursos; Ações Autônomas de Impugnação; Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Decreto n° 678/1992); Identificação criminal (Lei n° 12.037/2009; 

Direito de Execução Penal: Introdução ao LEP; Classificação; Assistência; Trabalho; Noções Gerais da Execução Pena; lÓrgãos da Execução Penal; Pena; Medidas de Segurança e Incidentes na Execução;

Direito Civil: LINDB; Das pessoas; Das pessoas jurídicas; 
Das pessoas jurídicas; 
Negócio Jurídico; Da prescrição e da decadência; Do direito das obrigações; Dos contratos em geral; Responsabilidade civil; o direito das coisas; Dos Direitos Reais; Da filiação; Dos direitos das sucessões; Do inventário; Do direito assistencial; Fatos jurídicos; Registro Civil;

 

Direito Processual Civil: Jurisdição e ação. Competência. Cooperação nacional. Capacidade processual. Deveres das partes e de seus procuradores. Litisconsórcio. Intervenção de terceiros.Auxiliares da justiça. Atos processuais. Pedido e causa de pedir. Ministério Público; Teoria geral da prova. Produção antecipada da prova. Provas em espécie. Do julgamento das ações relativas às prestações de fazer, de não fazer e de entregar coisa. Sentença e coisa julgada. Teoria Geral dos Recursos. Recursos em espécie. Ação rescisória.
Reclamação. Ação.; Poderes e Deveres do Juiz; Conciliadores e Mediadores; Defensoria Pública; Citação; Nulidades; Divórcio e separação judicial consensual; Interdição; Execução;

Direito Empresarial; Empresário e estabelecimento empresarial.Teoria geral dos títulos de crédito. Pedido de falência. Impontualidade e atos de falência. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). Estabelecimento empresarial. Sociedade anônima. Desconsideração da personalidade jurídica. Ação revocatória falimentar. A sociedade em comum. A sociedade em comumSociedade limitada. Desconsideração da personalidade jurídica. Ação revocatória. Título do estabelecimento. Duplicata. Recuperação judicial; Teoria da Empresa; Sociedade;

Direito Eleitoral: Direitos políticos: conceito, aquisição, perda e suspensão; Condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais; Ação de Impugnação de Registro de Candidatura; Ação de Investigação Judicial Eleitoral; Ação de Impugnação de Mandato Eletivo; Recursos eleitorais: espécies, prazo, efeitos; Princípios do Direito Eleitoral. Justiça Eleitoral: atribuições, competência. Ministério Público Eleitoral: órgãos, atribuições, prerrogativas, designação dos Promotores Eleitorais, conflito de atribuição; Crimes eleitorais: espécies. Processo penal eleitoral: inquérito policial, ação pena; Direitos políticos: conceito, aquisição, perda e suspensão; Sistema Eleitoral; Registro de candidaturas: requerimento e impugnação. Filiação partidária. Condições de elegibilidade e registrabilidade. Causas de inelegibilidade; Captação ilícita de recursos. Gastos eleitorais. Prestação de contas: de campanha e partidária. Doações eleitorais: excesso; Partidos políticos: criação, registro, natureza jurídica. Coligação. Federação de partidos. Ação de Perda de Mandato Eletivo; Ação de Captação Ilícita de Sufrágio: corrupção eleitoral; Propaganda eleitoral e institucional.


Direito tributário: O Estado e o poder de tributar. Sistema Tributário Nacional; Processo judicial tributário; Suspensão da exigibilidade do crédito tributário; Extinção do Crédito Tributário e Exclusão do Crédito Tributário; Exclusão e isenção tributária; Garantias; Preferências; Fiscalização e dívida; Dívida e crédito; Impostos; Processo tributário; Processo Judicial; Legislação Tributária; Aplicação e interpretação; Obrigação; Responsabilidade; Lançamento; Suspensão; Extinção; Taxas e Limitações do Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar; 

Direito Constitucional: Conceitos e classificações das Constituições; Poder constituinte. Características. Poder originário. Poder Desconstituinte. Positivação da constituição. Fenômenos de Direito Constitucional Intertemporal. Desconstitucionalização. Recepção material de normas constitucionais anteriores. Vacatio constitu; Reforma da Constituição. Revisão e emenda constitucional. Limites ao poder de reforma: procedimentais, materiais, circunstanciais e temporais. Cláusulas pétreas. A mutação constitucional. Controle de constitucionalidade. Ação direta de inconstitucionalidade: aspectos processuais específicos. r. Efeitos da decisão provisória e definitiva na ação direta de inconstitucionalidade e na ação declaratória de constitucionalidade. O controle da constitucionalidade e o controle de convencionalidade dos atos normativos no Brasil. O controle jurisdicional difuso e incidental. O controle jurisdicional concentrado e abstrato. Princípio da reserva de plenário. Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Ação declaratória de constitucionalidade. Arguição de descumprimento de preceito fundamental; Teoria dos direitos fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. Direitos individuais, coletivos e difusos. Direitos sociais. Direitos humanos. Soberania estatal e proteção internacional dos direitos humanos. Princípios constitucionais fundamentais. A República Federativa do Brasil. Competências legislativas e administrativas exclusivas, privativas, concorrentes e comuns; Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Legislativo; Trajetória do Constitucionalismo e da Afirmação dos Diretos Fundamentais; Conflito de Direitos Fundamentais; Organização do Estado; Princípios Fundamentais; Objetivos fundamentais, desenvolvimento nacional, redução das desigualdades; Direitos Fundamentais; Direitos Sociais; Direitos e garantias fundamentais; Os Estados-membros na federação brasileira.O Distrito Federal; . Direitos políticos; Normatividade constitucional: regras, princípios e postulados normativos. Conflito entre normas constitucionais: espécies e técnicas de resolução; 

Direito Administrativo: Administração Pública. Conceito. Organização. Administração Pública Direta e Indireta. A organização da
Administração Pública; Princípios. Controle das
ações e omissões administrativas. Serviço Público e Domínio Econômico. Controle da Administração Pública. Controles Interno e Externo. to administrativo. Poderes e deveres administrativos. Poder regulamentar; Intervenção do Estado na propriedade. Servidão administrativa. Requisição. Tombamento. Desapropriação.
Função social da propriedade; Responsabilidade Civil do Estado; Bens públicos; Licitações. Contratos administrativos.; Agentes Públicos; Improbidade Administrativa; Processo Administrativo; Empresas Estatais?;


Direito da Infância e da Juventude: Noções gerais, evolução histórica, conceitos e princípios do Direito da Infância e Juventude; Direitos e garantias do adolescente em conflito com a lei e em cumprimento de medida socioeducativa; Medidas de proteção. Acolhimento institucional e familiar; Poder familiar.; Família substituta; Crimes contra a criança e o adolescente. Medidas de proteção. Acolhimento institucional e familiar; Assistência Social; Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar e Acesso à Justiça; Atuação extrajudicial do Ministério Público na proteção dos direitos da criança e do adolescente; Ato infracional.; Direitos e garantias do adolescente em conflito com a lei e em cumprimento de medida socioeducativa. Fiscalização e apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Crimes contra a criança e o adolescente; SINASE;

Direitos Difusos e Coletivos: Direitos metaindividuais. Direitos e interesses homogêneos, coletivos e difusos; Inquérito Civil. Disciplina legal e infralegal do Inquérito Civil e dos instrumentos extrajudiciais de proteção aos direitos metaindividuais; Tutela Coletiva da Educação. Sistema de normas assecuratórias e protetivas do direito à educação.
Planejamento da Educação. Financiamento da Educação. Controle social e democrático das políticas de educação. Conteúdo, alcance e posição constitucional das normas assecuratórias do direito à educação; Tutela Coletiva do Ambiente. Lei Nacional de Saneamento Básico. Lei de Resíduos Sólidos. Política nacional de proteção ao meio ambiente. Impacto ambiental, licenciamento e monitoramento ambiental. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Tutela Coletiva do Meio Ambiente: poder de polícia, competência, responsabilidade administrativa; Ação Civil Pública. Conceitos. Condições da ação coletiva. Legitimação. Órgãos Despersonalizados. Litisconsórcio. Litispendência e conexão. Desistência. Assunção de polo ativo. Princípios. Ação para ressarcimento de danos. Ação popular. Controle incidental de constitucionalidade em ação civil pública.
Controle de políticas públicas em ação civil pública. Controle da gestão orçamentária e financeira em ação civil pública; Tutela Coletiva do Idoso. Critério etário para fixação de direitos. Conceito de Idoso; Improbidade Administrativa. Lei nº 12.846/13 (Lei de Responsabilização das Pessoas Jurídicas). Programas de integridade (compliance); Tutela Coletiva Especializada. Direito das Pessoas com Deficiência. Tutela coletiva e base normativa. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949/09). Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15). Modelo Social da Deficiência. Barreiras. Acessibilidade.
Moradia. Saúde. Educação Inclusiva. Prioridade. Regime especial no concurso público, benefício previdenciário, aposentadoria e transporte público. Capacitismo e responsabilidade civil. Deficiência Psicossocial. Saúde Mental. Processo de Desinstitucionalização (Lei nº 10.216/01); Tutela Coletiva Urbanística; ) Força normativa da Constituição e efetivação de direitos sociais.


Legislação Instituciona do Ministério Público: O Ministério Público na Constituição de 1988: conceito, princípios, autonomias, garantias, vedações, organização e atribuições. Responsabilidade civil, penal, política e funcional dos membros do Ministério Público; legitimidade e intervenção processual da instituição. Controle Interno do Ministério Público: Órgão
Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Conselho Superior do Ministério Público, Procuradorias de Justiça, Secretaria-Geral do Ministério Público, Auditoria-Geral. Ouvidoria. Corregedoria-Geral. Os membros do Ministério Público como agentes públicos: garantias, direitos, prerrogativas, deveres, vedações, suspeições e impedimentos. Regime disciplinar: órgãos correcionais, processo disciplinar e sanções. ) Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Controle de constitucionalidade dos atos normativos editados pelo CNMP. Inquérito Civil e investigação penal pelo Ministério Público: instrumentos para o exercício das funções institucionais. Resolução CNMP nº 181/17. ) Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos: delineamentos e atuação do Ministério Público. Atribuição do Ministério Público estadual e competência da Justiça Federal. Controle interno do
Ministério Público: Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Conselho Superior do Ministério Público, Procuradorias de Justiça, Secretaria-Geral do Ministério Público, Auditoria-Geral. Ouvidoria. Corregedoria-Geral.

Cursos deste combo

MPRJ - Promotor de Justiça -Pílulas de Resolução de Questões

MPRJ - Promotor de Justiça - Videoaulas Pré- Conteúdo Programático

MPRJ - Promotor de Justiça - Videoaulas Pós-Edital

MPRJ - Promotor de Justiça - Aulas Interativas

Formas de pagamento

Métodos de pagamento

Pagamento imediato através de QRcode, utilizando o Pix você tem desconto de 15%

No pagamento do boleto à vista você tem desconto de 10%

Facilite sua compra divindo em dois cartões

Pague utilizando seus pontos LIVELO utilizando sua conta com mesmo CPF cadastrado

Certificado e declaração

  • - Todas as declarações e certificados serão emitidos diretamente pelo site e sem nenhum custo* (* Exceto congresso).
  • - Os certificados só ficarão disponíveis após a conclusão do curso.
  • - Para emissão do certificado será necessária a confirmação dos dados pessoais tais como : nome completo (sem abreviaturas) e o número do CPF.
  • - Cada Certificado/Declaração poderá ser impresso até 5 vezes.
  • - Após a emissão do certificado nenhum dado poderá ser alterado.
  • - O certificado deverá ser impresso em folha do tamanho A4.
  • - Constarão na documentação as seguintes informações: nome completo, CPF, nome do curso, carga horária e conteúdo programático caso o curso forneça conteúdo
  • OBS. Nos cursos com edital, não disponibilizamos conteúdo programático.
Assinatura
CERS

Diamante

Todas as assinaturas em um só lugar.

Com a assinatura Diamante você tem acesso a 1920 cursos do CERS.

Quero conhecer

Perguntas frequentes

1 - Como assisto às aulas?

2 - Quando as aulas começam?

3 - Quantas vezes eu posso assistir a cada bloco de aula?

4 - Como envio minhas dúvidas para o professor?

Dúvidas sobre este curso ou concursos públicos? Fale conosco